Existem tantas formas de atrair clientes, mas qual é a boa para o seu negócio?
Já falamos em outros posts do blog sobre a importância do Marketing de Experiência para atrair clientes e alavancar negócios. Elas podem ser presenciais, mas as virtuais se intensificaram nos últimos meses. Como elas ajudam a atrair consumidores?
Experiência é tudo o que você pode proporcionar ao consumidor a ponto de transformá-lo. Fazer com que saia do ponto A ao B enriquece o ser humano, dinamiza e intensifica sensações.
O principal objetivo do Marketing de Experiência é tornar seu produto/serviço relevante, atrair interessados, aumentar a percepção do consumidor sobre produtos/serviços, proporcionar interação, vivência e levá-lo a comprar.
Com o marketing de experiência, propositalmente, é possível estabelecer com antecedência que estímulos são importantes para experiência do consumidor com seu produto/serviço, que sensações deseja causar e até onde quer que ele avance na jornada de compra. Hoje, estes estímulos são primeiro visuais, quando ele entra em contato com seus posts nas redes sociais ou no seu site.
Para ter resultados é preciso entender primeiro como tudo acontece. Já existe uma ramificação na neurociência, o neuromarketing, que explica como é a jornada de decisão na cabeça do consumidor. Ela estuda o comportamento das pessoas para tentar entender os desejos, as motivações e os impulsos na hora de realizar uma compra. É utilizado em diversas áreas no mundo dos negócios, da criação de uma marca, design de um produto, formatação de experiências, até a tomada de decisão.
“Considere experiência, desde o primeiro contato de captação, que pode ser online”
Para aumentar ainda mais suas chances de sucesso no negócio, estabeleça processos para: atrair o cliente, educá-lo, ajudá-lo a comprar, dar suporte, entregar o que promete, até o pós-venda
As experiências podem focar somente em um dos 5 sentidos, mas ficam muito mais ricas e são mais efetivas se houver uma combinação de sensações.
Aqui na Quadro Consultoria já adotamos algumas estratégias, escolhemos boas imagens e aprendemos a redigir textos que convertem mais. Em pouco tempo vimos o número de seguidores dobrarem e chamadas no direct, email e messenger aumentarem. Hoje mais de 80% da nossa captação é online. 🙂
Então, achamos que as estratégias que usamos e que muitos de nossos clientes adotaram, poderão te ajudar também
Selecionamos 7 formas para atrair mais interessados para o seu negócio turístico, é para colocar em prática já 😉
- Atração pelo entretenimento e diversão
Situações divertidas são uma das ofertas mais clássicas para atrair a atenção das pessoas. É o tipo de conteúdo que todo mundo gosta, curte, compartilha. Já publicamos alguns e funcionaram muito bem. O lado lúdico mexe com o imaginário e, de uma forma bem descontraída, se consegue passar a mensagem da sua oferta.
A vantagem do entretenimento e da diversão é que permitem a você acessar quantidade de público mais rapidamente, coisa que outras ações levariam mais tempo.
Para produzi-lo, usamos a estratégia de pequenas experiências, com utilização de imagens e vídeos curtos, que também funcionam muito bem.
- Atração via programas
Com certeza você já deve ter visto na TV alguma notícia, artigo ou reportagem sobre seu ramo de atuação. A audiência que eles geram provavelmente inclui seu público alvo, mas quantas empresas como a sua você vê adotando alguma estratégia para atrair, aproveitando a veiculação do conteúdo?
Esse tipo de atração possui um custo relativamente baixo e pode passar uma imagem interessante do seu negócio.
Para atrair audiência via esses programas o que você pode fazer?
Como exemplo vou citar o Programa Globo Repórter. Muitas das reportagens são para destinos turísticos. O que você deve fazer é ficar de olho na programação e, se seu destino aparecer por lá, faça um post no dia anterior e no dia da reportagem dizendo que você está nessa rota.
Uma transmissão ao vivo via redes sociais chamando para o fato que você oferece serviço no destino turístico ou que pode levar o público até lá. Além das transmissões ao vivo e os posts que comentei, crie, artigos no blog, compartilhe um mapa, comunique de alguma maneira que você existe e está relacionado com aquele programa.
Ao compartilhar ideias criativas sobre o assunto da reportagem você ganha autoridade sobre o assunto, consequentemente ganha a audiência tão necessária.
- Atração via parcerias
Algumas formas de multiplicar a divulgação do seu negócio é estudar quem está na sua rede de relacionamento ou verificar como influencers, fornecedores e outros parceiros podem te indicar e vice-versa.
Nós aqui na empresa já fizemos várias parcerias com blogs, associações, influencers, eventos online. Todos ganham com essas parcerias e compartilhamento de conteúdo. Nós fizemos uma live com um parceiro e em dois dias alcançamos mais de 300 novos seguidores.
Outro exemplo: se você tem um atrativo turístico e seu negócio está na mesma rota de agências de turismo receptivo, restaurantes, lojas de souvenirs, etc., fazer uma parceria com eles para troca de materiais promocionais ou sorteios nas redes sociais, pode gerar mais clientes.
- Atração com experiências interativas e sensoriais
Experiência é um bate papo com os sentidos, estão neles a fonte de ideias. Mexer com o lúdico traz consumidores, pode surpreende-los e fazer com que criem uma conexão emocional com seu negócio. Como consequência, aumentar seu faturamento.
Na gastronomia, hospedagem, em excursões ou em um sitio é possível criar atividade que envolva pelo menos um dos cinco sentidos. Geralmente a visão e o paladar são as formas mais utilizadas para atrair.
Depois que começamos a incrementar nossos posts nas redes sociais, utilizando técnicas com base no sentido da visão e audição, utilizando boas imagens e vídeos, percebemos como melhorou a experiência do nosso público com nossas ofertas e como fazem toda a diferença para o alcance de metas.
Utilizar cores mexem muito com o sentido da visão e deixam seu negócio bem mais alegre, assim como os sons que deixam o ambiente mais dinâmico.
- Atração usando elementos locais
Esse formato é ainda pouco utilizado. Para funcionar precisa pesquisar e estudar sua região, explora todo o potencial que tem.
Estes dias estava conversando com a dona de uma sorveteria. Eles resolveram incluir um sabor regional, o sorvete de butiá, característico de Floripa. Divulgaram no Instagram e acabou tudo num instante.
Os elementos locais podem ser explorados também na decoração. Eles enriquecem ambientes internos e sinalizações de ambientes. Por exemplo: objetos e brinquedos de miriti, que enriquecem ambientes de pousadas e lojas em Belém do Pará; Elementos folclóricos do Boi de Mamão na decoração de restaurantes e atrativos turísticos.
Utilizando materiais típicos você acaba reduzindo custos também, pois costumam ser bem mais em conta, as vezes está no seu quintal, gratuitamente.
- Atração com elementos temáticos
A tematização do empreendimento é uma das coisas mais gostosas e divertidas de se fazer, particularmente é uma das minhas atividades favoritas nas consultorias, principalmente para negócios rurais.
É perfeito para atrair o publico certo em datas festivas ou em destinos turísticos que tenham forte apelo cultural, com vários elementos para serem usados em uma tematização.
Se antecipe, faça planejamento das ações para feriados e datas que podem ser importantes para seu negócio e, principalmente, abuse da criatividade na elaboração de posts temáticos.
- Atração com espaços diferenciados
Hoje há uma variedade enorme de oportunidades para atrair clientes que buscam por locais diferenciados. Alguns você já deve conhecer:
- espaços kids adaptados para deixarem pais despreocupados e criançada ocupada;
- espaços pet friendly para quem faz questão de levar seu bichano;
- cantinhos para leitura com puffs, tapetes e sofás confortáveis;
- redários para os momentos de relax e preguiça;
- espaços gourmet para pessoas ou grupos que querem se arriscar na arte da cozinha e aprender algo novo;
- espaços para escutar música ou tocar algum instrumento;
- áreas para piqueniques ao ar livre;
- cantinho para fotos estimulando o compartilhamento nas redes sociais;
- mini horta ou cultivo de flores para quem quer botar a mão na terra; e, por aí vai.
Se tiver dificuldades para estabelecer formas de atração para seu negócio saiba como desenvolver habilidades ou agende uma consultoria comigo.
Espero que esse artigo ilumine sua vida empreendedora. Se foi útil para você pode servir para outros, agradeço por compartilhar.
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Sou Luciane Quadro, consultora de negócios, turismóloga e especialista em marketing turístico.
Ótimo conteúdo! Me inspira e dá luz para criar em meu negócio. Gratidão!!
Conteúdo super interessante, sou nova no ramo de turismo, porém cresci na agricultura, tenho muito que aprender, preciso saber como atrair meus clientes
Legal Matilde, tem outros artigos no blog que podem te ajudar ????