Pensa numa tatuagem, é uma marca que vai ficar para sempre na pessoa
Sua marca tem que ser pensada dessa forma também.
Tenho certeza que você já ouviu falar ou até mesmo é consumidor de uma das empresas acima. Algumas influenciam nas decisões sobre viagens há anos e talvez você nem tenha se dado conta de quanto.
Algumas reflexões para quando pensar em criar uma marca:
- Marca não é só logotipo
- O que seu negócio representa para o seu público?
- Que imagem seus clientes tem dos seus produtos e serviços?
- Como ele entende sua proposta de valor?
- Como se diferencia dos seus concorrentes?
- Qual o sentido do seu negócio existir?
- Que historia está por trás?
Contar uma história é o primeiro passo. As pessoas se conectam com historias, se identificam e acabam adotando marcas que transmitem seu estilo de vida.
É possível representar isso por um símbolo ou por palavras
O que uma marca significa:
- Atributos
- Benefícios
- Valores
- Cultura
- Personalidade
- Usuário
Marca: criando valor para o consumidor
A marca diferencia você dos outros, identifica seu propósito, produtos e serviços.
É um contrato, ela diminui o risco que o consumidor corre ao adquirir seus produtos e serviços, gera credibilidade, é sua autoridade sobre o assunto.
A marca tem um valor comercial que possibilita a negociação, você pode criar, fazer crescer e vender depois. Quando é forte permite preços mais altos.
Entre Disney e Beto Carrero há muito mais que preço de ingresso e facilidade de acesso.
Entre um hotel de rede e una pousada há muito mais que cama, chuveiro e café.
Uma marca forte tem muita influência na hora que um consumidor toma decisão.
Componentes
- Logotipo
- Símbolo, palavra ou os dois
- Slogan
- Jingle
- Vídeo
- Grafismo
Principais funções
- Identificação
- Envolvimento
- Segurança
- Qualidade
- Confiabilidade
- Navegação
Você pode aprender mais com Kotler. Uma marca precisa de investimento em pesquisas com pessoas, concorrentes e equivalentes.
Não pense em estratégias de marketing sem criar primeiro a sua marca.
Só siga seu coração depois que tiver informações suficientes pra tomar decisões que vão impactar o futuro do seu negócio.
A pesquisa pode te ajudar muito, mas conversar com quem usa seus serviços/produtos é fundamental.
Espero que essas questões te ajudem a empreender melhor.
Sou Luciane Quadro, consultora de negócios e especialista em marketing.