Você está criando uma marca ou um logotipo?

Pensa numa tatuagem, é uma marca que vai ficar para sempre na pessoa

Sua marca tem que ser pensada dessa forma também.

Tenho certeza que você já ouviu falar ou até mesmo é consumidor de uma das empresas acima. Algumas influenciam nas decisões sobre viagens há anos e talvez você nem tenha se dado conta de quanto.

Algumas reflexões para  quando pensar em criar uma marca:

  • Marca não é só logotipo
  • O que seu negócio representa para o seu público?
  • Que imagem seus clientes tem dos seus produtos e serviços?
  • Como ele entende sua proposta de valor?
  • Como se diferencia dos seus concorrentes?
  • Qual o sentido do seu negócio existir?
  • Que historia está por trás?

Contar uma  história é o primeiro passo. As pessoas se conectam com historias, se identificam e acabam adotando marcas que transmitem seu estilo de vida.

É possível representar isso por um símbolo ou por palavras

O que uma marca significa:

  • Atributos
  • Benefícios
  • Valores
  • Cultura
  • Personalidade
  • Usuário

Marca: criando valor para o consumidor

A marca diferencia você dos outros, identifica seu propósito, produtos e serviços.

É um contrato, ela diminui o risco que o consumidor corre ao adquirir seus produtos e serviços, gera credibilidade, é sua autoridade sobre o assunto.

A marca tem um valor comercial que possibilita a negociação, você pode criar, fazer crescer e vender depois. Quando é forte permite preços mais altos.

Entre Disney e Beto Carrero há muito mais que preço de ingresso e facilidade de acesso.

Entre um hotel de rede e una pousada há muito mais que cama, chuveiro e café.

Uma marca forte tem muita influência na hora que um consumidor toma decisão.

Componentes

  • Logotipo
  • Símbolo, palavra ou os dois
  • Slogan
  • Jingle
  • Vídeo
  • Grafismo

Principais funções

  • Identificação
  • Envolvimento
  • Segurança
  • Qualidade
  • Confiabilidade
  • Navegação

Você pode aprender mais com Kotler. Uma marca precisa de investimento em pesquisas com pessoas, concorrentes e equivalentes.

Não pense em estratégias de marketing sem criar primeiro a sua marca.

Só siga seu coração depois que tiver informações suficientes pra tomar decisões que vão impactar o futuro do seu negócio.

A pesquisa pode te ajudar muito, mas conversar com quem usa seus serviços/produtos é fundamental.

Espero que essas questões te ajudem a empreender melhor.


Sou Luciane Quadro, consultora de negócios e especialista em marketing.

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