Que tal gerar novas receitas na sua propriedade rural recebendo visitantes no seu sítio ou fazenda?
Melhor ainda, sem ter que interromper ou substituir as atividades que você já desenvolve?
Se você está acompanhando as noticias do setor de turismo deve ter visto quantas experiências boas o setor está oferecendo.
O pessoal fez o dever de casa, captou as oportunidades e criou um novo turismo rural nos últimos anos.
Mas afinal, quais são os atributos obrigatórios que você precisa ter e quais adaptações precisará fazer nas suas instalações?
O que você precisa fazer para atrair visitantes para a sua propriedade rural e lucrar com esta atividade?
As respostas para todas estas perguntas e para tantas outras que certamente surgirão na sua cabeça é: depende.
Vários fatores precisam ser analisados para avaliar sua situação atual e encontrar as melhores estratégias para o seu caso específico. Por exemplo:
- Atividade turística na sua região – Sua propriedade está em algum destino ou rota turística? Já existe atividade de turismo rural na sua cidade? É possível firmar parcerias com o comércio local, com propriedades vizinhas e com órgãos governamentais?
- Cultivos na propriedade rural – Que tipo de produtos você cultiva na sua propriedade? Você mantém instalações de agroindústria? O que o visitante vai encontrar no dia a dia da sua propriedade? ou voc~e tem somente o terreno?
- Instalações e potencial de acolhimento – Você possui quartos suficientes na casa para acolher os visitantes? Em quais condições se encontram suas instalações? Você gosta de receber?
- Potencial de expansão e adaptação para o turismo rural – Talvez você precise construir ou reformar, dentro e fora da sua casa. Pode ser necessário criar ambientes de convívio e construir novas áreas de recreação. Você tem os recursos necessários?
Centenas de produtores rurais já estão conseguindo aumentar o faturamento com o turismo rural. Você também pode, só precisa dar o primeiro passo no sentido de começar a sua adequação.
E o primeiro passo a ser dado precisa ser na direção do conhecimento dos eu potencial como empreendedor, como gestor, olhar atento para identificar suas potencialidades. Depois, entender as demandas das pessoas das grandes cidades, seus motivos e necessidades. Quem seria o turista ideal para o seu negócio?
O que as pessoas buscam em uma propriedade rural?
As famílias das regiões metropolitanas estão, cada vez mais, buscando destinos rurais para o lazer e, também, para descansar. O contato direto com a natureza é uma forma de se renovar para mais um período na rotina estressante do dia a dia.
Respirar o ar puro do campo, caminhar por trilhas entre árvores, observar os animais no pasto, pescar com a família… são atividades capazes de tirar das nossas cabeças qualquer tipo de preocupação, de cunho profissional ou familiar.
Nos grandes centros urbanos quase não se pode mais observar elementos da natureza. O pouco de verde que resiste à atividade humana vem diminuindo mais a cada ano, sendo substituído por novas construções.
Este fenômeno determina as condições ambientais das cidades, interferindo na temperatura, na qualidade do ar e provocando mais estresse nos cidadãos. Por isso, passear com a família no campo está deixando de ser uma questão de preferência, está se tornando uma necessidade.
Sua propriedade rural tem vocação para o turismo?
Se você não sabe responder a esta pergunta, ainda não está preparado para lucrar com o turismo rural. Afinal, como proprietário das terras você precisa entender como oferecer ao visitante aquilo que ele está buscando no campo.
Nós estamos aqui para te ajudar no avanço de todo esse conhecimento.
Conheça as características das cidades que geram no seu visitante a necessidade de estar no campo:
- Barulho em excesso
- Índices muito altos de poluição
- Alto custo de moradia e alimentação
- Falta de áreas verdes e de lazer
- Trânsito absurdo e intenso
- Nervosismo, irritação e estresse, animosidade, pânico
Você precisa observar se o visitante vai encontrar na sua propriedade rural aquilo que ele precisa para garantir o descanso:
- Silêncio para conseguir relaxar
- Ar puro
- Bom custo x benefício
- Áreas naturais para lazer
- Lugares sossegados, tranquilidade e cantos harmoniosos
Descobrir se a sua propriedade tem vocação para o turismo rural é o primeiro passo para começar o processo de adequação. Com o disgnóstico inicial feito pela nossa turismóloga Luciane Quadro, você já pode começar a adaptar os espaços na sua propriedade.
Investimento em marketing e parcerias na região
Todo o trabalho de investigação (para verificar a vocação da propriedade para o turismo rural) e de adequação para receber o visitante serão inúteis se ninguém souber que você existe. Uma boa divulgação é fundamental para garantir o sucesso do seu novo empreendimento.
Existem muitas estratégias de marketing que podem ser aplicadas para atrair visitantes para a sua propriedade rural. E você vai precisar usar mais de uma delas se desejar acelerar o retorno do investimento.
Entre todas as estratégias possíveis, as mais apropriadas para o turismo rural são: as que desenvolve parcerias na região; e, as estratégias de marketing digital. Pois hoje o primeiro contato é na internet.
Em parceria você pode oferecer ao hóspede do seu vizinho algo que ele não encontrará por lá, enquanto o seu visitante poderá desfrutar de algum atrativo que só o seu vizinho oferece em toda a região.
Vender online já é outro desafio. Precisa entender de estruturas digitais que facilitem a experiência virtual e pessoas que entendam de negócios online.
É uma verdadeira transformação digital que o negócio todo tem que encarar e nós temos uma equipe para ajudar quando essa hora chegar. Montamos o plano de comunicação, estabelecemos estratégias de divulgação, fazemos a gestão de redes sociais e também de anúncios para posicionar seu negócio e atrair mais compradores.
Quer aprender mais sobre o turismo rural?
Sou Luciane Quadro, turismóloga, especialista em marketing turístico e consultora de negócios.