Hoje você vai sair daqui inspirada(o) com essas 10 formas incríveis de hospedagem rural!
Para aqueles empreendedores que estão buscando por ideias de hospedagem rural, com certeza este conteúdo poderá contribuir bastante.
Mesmo que você não tenha muitos recursos, não se preocupe. Há ideias de hospedagem rural simples e complexas, cabe a você ver qual que se encaixa com a sua realidade.
Importância de usar a Criatividade em sua Pousada
Como já destacamos antes, o nosso foco com este conteúdo é lhe passar ideias criativas e diferentes de hospedagem rural – tudo para que você tenha insights de acomodações para impactar seus visitantes e causar aquele momento Uau.
Sendo assim, você pode estar se perguntando: “Mas por que inovar nas acomodações? Não é melhor ter quartos convencionais?”
No ramo do turismo de modo geral, a inovação e a criatividade são dois fatores que podem fazer com que uma pousada dê certo ou não.
Quando não há acomodações diferenciadas e um serviço de qualidade, por exemplo, você acabará brigando com os seus concorrentes para ver quem tem o menor preço – afinal, você não tem um diferencial.
Agora, quando a sua pousada tem quartos criativos, serviço de excelência, experiências surpresa nos quartos e uma qualidade superior as outras, você poderá cobrar muito mais caro que os seus concorrentes.
Portanto, podemos entender que uma ótima forma de você conseguir alavancar a receita do seu negócio é por meio de estratégias criativas – e é por isso que resolvemos destacar 10 formas diferentes e criativas de hospedagem rural.
A primeira é a mais comum, mas as outras… leia até o final 😉
1. Chalés
Essa é uma das formas mais comuns quando se pensa em acomodar os hóspedes no meio rural, investindo em chalés. Mas, espere aí, não é qualquer chalé.
Para quem ainda não conhece a origem desse nome, o chalé é baseado nas construções típicas das áreas rurais da Suíça, muitas vezes nas montanhas, feitas de madeira e com telhado com forte caimento (lá neva muito). Esse tipo de acomodação é tipo uma casa pequena, para passar pequenas temporadas.
O bacana dos chalés é que mesmo sendo estruturas pequenas, eles geralmente são super confortáveis internamente e tendem a combinar muito bem com o ambiente rural.
Não é que seja uma regra, mas geralmente essas pequenas casas de madeira combinam muito bem com o clima de campo, com cenários naturais e ao mesmo tempo são acessíveis e com pegada sustentável.
O preço para se construir um chalé dependerá muito dos materiais que você irá usar, dos prestadores de serviços de montagem da sua região e da decoração interna dele.
Como uma recomendação, caso você pense em construir um chalé para acomodar os seus hóspedes, diríamos para você dar muita ênfase para a parte interna da casa. Um designer de interiores ajuda muito, mas se não tiver recursos para isso, podemos te dar algumas sugestões.
Desse modo, mesmo sendo uma estrutura simples, ter conforto é algo primordial para acomodar bem os hóspedes. Nunca esqueça que quem viaja quer pelo menos encontrar um quarto limpo, uma boa cama e um bom chuveiro.
2. Glamping
Você sabe o que é glamping?
É um termo que vem sendo muito comentado entre os donos de pousadas e sua tradução pode ser um “camping glamoroso”.
Montar estruturas de glamping pode ser um ótimo negócio. Além de ter baixo custo, essa é uma modalidade de acomodação que vem sendo muito requisitada.
Explicando de uma forma simples, o glamping é como se fosse um acampamento mais “sofisticado” – que exagera no conforto, charme e é feito para encantar.
Se você escolhe uma área da sua propriedade que não vem sendo muito utilizada e constrói cabanas com um tamanho maior e com um espaço interno mais confortável, com um toque de elegância – você já pode estar montando uma estrutura de glamping.
Além de conseguir acomodar bem os hóspedes, você poderá atrair uma nova gama de clientes – no caso, aqueles que vem buscando por um “acampamento chique”.
É claro que esse é só um exemplo, caso se interesse, aqui você encontrará diversas outras ideias.
3. Cabanas de Bioconstrução
Um estilo que também está super em alta são as cabanas de bioconstrução.
Assim como a questão do glamping, as cabanas de bioconstrução seguem a tendência da sustentabilidade e podem ser uma ótima forma de hospedagem diferenciada no meio rural.
Caso você não conheça, são construções feitas com uma técnica que utiliza materiais de baixo impacto ambiental, com sistemas alternativos de tratamento de lixo e consumo de água por exemplo.
Além de ser uma forma super criativa de acomodar, você muitas vezes terá um custo não tão alto para construí-las – além de contribuir para a preservação do meio ambiente.
A bioconstrução traz algumas vantagens além de preservar o meio ambiente: reduz o consumo de energia; a geração de resíduos; os riscos com incêndios; gera conhecimento e trabalho na comunidade.
Alguns dos materiais utilizados na bioconstrução são: barro, pedra, madeira, palha, areia, rafia e outros materiais, muitos estão disponíveis na sua região.
Essa é uma excelente forma de ter um meio de hospedagem alternativo.
4. Casas na Árvore
Caso tenha muitas árvores por perto na sua propriedade, pode ser muito bacana criar pequenas casas na árvore para servir como acomodação.
Se você pesquisar, há grandes hotéis/pousadas que possuem esse tipo de acomodação e costumam chamar muita atenção.
Além de ser uma forma super diferente de acomodar os hóspedes, as famílias com crianças vão amar.
Implementando essa acomodação em sua propriedade, pode ter certeza que trará um ar super criativo ao negócio.
É claro que há uma série de detalhes que você deverá se atentar na construção, segurança principalmente – por isso, caso adote a ideia, busque uma construtora especializada nisso e preocupada com a segurança e responsabilidade ambiental.
5. Fazendas históricas
Quando as pessoas buscam por uma pousada no meio rural, elas querem vivenciar não só a experiência da ruralidade. Muitas vezes os aspectos históricos e culturais favorecem a escolha por certos locais.
Portanto, uma ótima forma de fazer isso é conectar o seu hóspede ao lugar, principalmente se ele puder aprender mais sobre as origens da região e seus costumes.
Uma incrível forma de fazer isso é resgatar a historia e reformar casas antigas para que possam acolher os visitantes de forma temática, como uma volta ao passado.
Geralmente nesses locais, como as fazendas, existe cultivos ou criação de animais. Com a criação de mini fazendinhas é possivel proporcionar ao visitante um espaço de interação com hortas e/ou animais, por exemplo.
Essa ideia de ter uma horta ou um pequeno rancho poderá fazer com que o seu hóspede realmente vivencie uma vida rural.
Hoje em dia, ao procurar por uma pousada rural, cada vez mais as pessoas estão buscando formas de se desconectar das cidades – e você poderá fazer isso por meio dessa ideia.
A ideia de uma hospedagem temática é super bacana e com certeza cativará muito os seus hóspedes!
6. Quartos cápsulas
Indo para uma ideia mais excêntrica, mas que pode ser uma ótima forma de você criar acomodações pequenas e baratas, falaremos sobre os quartos cápsulas.
Quando pensamos em cápsulas, logo nos remete a quartos pequenos – que acomodam apenas uma única pessoa ou um casal.
Ela é uma boa principalmente se você não tiver espaço em sua propriedade ou se você estiver começando agora o seu negócio, uma ótima forma de economizar e acomodar bem os seus hóspedes.
Nesses quartos tem o essencial, uma decoração clean e móveis encaixados de tal forma que aproveitem muito bem o pouco espaço interno.
Como a ideia é manter a ligação com o ambiente rural, este quarto não precisa ter televisão ou eletrônicos – o ideal é ter uma decoração interna totalmente ligada ao clima do lugar.
7. Hospedagem com teto transparente
Essa é uma ideia bem divertida. Um meio de hospedagem que em um primeiro momento pode parecer estranho, mas é na verdade uma experiência indescritível.
Que tal montar quartos com um teto transparente ou de vidro? Pode ser como o iglu da foto, mas tem inúmeras opções de construções transparentes.
Imagine passar a noite olhando para as estrelas ou para a lua cheia e o melhor, em um ambiente super acolhedor e confortável? Adormecer apreciando o céu é uma experiencia que não tem preço.
Esse quarto pode ser o ‘premium’ da sua propriedade. Dê ao hóspede a sensação de estar ao ar livre.
É claro que por questões de privacidade há certas áreas que não serão totalmente de vidro, mas se boa parte da hospedagem for, essa poderá ser uma experiência surreal aos hóspedes. Principalmente quando se está em um lugar com uma vista bonita
8. Container
O que antes servia apenas para transportar carga, o container agora é o queridinho da arquitetura e se transforma em acomodação super moderna e econômica.
Eles podem ser customizados de diversas formas. Com tetos verdes e pergolados ficam totalmente integrados na natureza.
Ter uma hospedagem container tambem é uma atitude sustentável, reciclável e reduz os danos ao meio ambiente, pois não usa muita água, nem cimento, areia, tijolos, nem gera muito entulho.
Além disso, as acomodações ficam prontas bem mais rápido que outros tipos de construções. Você pode tambem pensar outros espaços do seu atrativo turistico usando containers, como adapta-los para restaurante ou um empório,
9. Hospedagem em barril de vinho
Tem uma vinícola ou conhece alguem que tem? Que tal reaproveitar os barris de vinho e fazer uma hospedagem bem temática?
É um negócio criativo e lucrativo. muita gente paga muito bem para dormir em um barril adaptado ao turismo. Principalmente se você estiver em uma região produtora de vinhos.
Na Europa já existem várias “Wine house” de luxo, dentro ou nos arredores de grandes vinícolas.
Com o crescimento do enoturismo no Brasil com certeza é uma excelente forma de diversificar os pernoites. Dá inclusive para adaptar o barril para servir degustações.
10. Hospedagem em Yurts
Já conhece essa estrutura de hospedagem?
Os Yurts são bem mais usados como meio de hospedagem fora do Brasil, aqui chegou recentemente.
O Yurt é uma tenda de estrutura circular, que surgiu com os nômades da Ásia Central e foi usada por séculos. Agora mais adaptada ao turismo e bem mais moderna, foi incorporada também ao meio rural.
A construção e montagem não são das mais em conta, pois ainda é novidade por aqui. Mas, sem dúvida quem investir logo nessa ideia vai ter grandes chances de ter um bom retorno financeiro.
É prático, usa materiais leves e resistentes e sem duvida nenhuma, é um formato excêntrico que causará impacto aos seus visitante.
Lembre-se: ao procurar por uma pousada rural, os turistas querem liberdade e vivência rural – dê isso a eles!
Sendo assim, finalizamos as 10 ideias de hospedagem rural para empreendedores que estão começando o seu negócio turistico ou querem inovar.
Criar quartos conectados com a natureza pode ser uma ótima opção. E não se engane, fazer isso não é difícil e nem tem custos tão altos.
Mas, não acabamos, vamos deixar um bônus para você.
(Bônus) Tiny House
Como falamos no início, o nosso foco aqui era passar ideias de diferentes tipo de hospedagem rural – contudo, não poderíamos deixar de destacar as Tiny House.
Sendo uma forma de acomodação de baixo-custo e que ocupa pouco espaço, a Tiny House pode ser uma ótima opção para os empreendedores que estão começando.
As Tinys Houses são pequenas casas, geralmente de até 40 m2, que possuem uma decoração minimalista, mas visando o conforto.
Nessas casas, o hóspede costuma ter tudo que precisa, uma casinha completa, mesmo sendo um ambiente pequeno.
O bacana das Tinys Houses é que muitas vezes elas ainda podem ser móveis – há modelos que contam com um suporte para transportá-las.
Essa é uma ótima forma de hospedagem rural, tanto para aqueles que estão começando quanto para quem já tem uma pousada estruturada, mas quer arrasar no momento Uau.
Como Implementar essas Ideias:
Entretanto, agora que você viu todas essas ideias, há um grande dilema: não adianta nada ter ideias se você não sabe como implementá-las.
Isso mesmo, apenas ter essas ideias não é tudo que você precisa.
Para que você consiga tirar um desses projetos do papel é importante saber como deve ser feito a implementação – tudo visando aproveitar melhor os espaços da sua propriedade e assim alavancar a sua receita.
Portanto, para isso, nós recomendamos fortemente que você tenha uma consultoria para lhe auxiliar.
Com a consultora da Quadro Consultoria, Luciane Quadro, você terá todo o acompanhamento para conseguir entender se é o momento de investir, o que será necessário para que o negócio dê resultado e assim aproveitar melhor os espaços da sua propriedade rural, acabar com a ociosidade e alavancar a sua receita.
Dessa forma, independente do tamanho da sua propriedade, você saberá tudo que precisará para crescer.
Com isso, para saber mais acesse:
Por hoje ficaremos por aqui. Caso você tenha gostado das ideias, não deixe de compartilhar este conteúdo.
Além disso, não se esqueça de ver nossos outros artigos!