Não sabe Como Iniciar um Negócio de turismo? Respondemos Suas Dúvidas.
Devido a pandemia, alguns proprietários de sítios, chácaras, fazendas, vinícolas, pomares, cervejarias, haras, entraram em contato com a gente nos últimos meses procurando por informações, para saber se seria apropriado utilizar suas propriedades para o turismo rural, já que o turismo nacional será a bola da vez pós pandemia.
Solicitaram diagnóstico, visitas ao local, ideias.
Em época de vacas magras, é bom saber como gerar uma renda extra, não é?
Manutenção de propriedades rurais costumam levar um bom dinheiro, 13º de colaboradores para pagar, aquela reforma que seu negócio rural está precisando faz tempo…
Acreditamos que outras pessoas podem ter as mesmas dúvidas e resolvemos compartilhar algumas de nossas respostas.
- Tenho uma propriedade rural, não produz nada, está abandonada, tem uma área verde enorme e acho que dá para fazer caminhadas, penso em reformar a velha casa e servir alguma refeição. O que será que posso oferecer?
- É possível fazer algo numa fazenda com cavalos, gado, animais? A propriedade tem arredores de estrada de chão com paisagens montanhosas. Acredito que cavalgada pode ser uma boa, mas não sei por onde começar.
- Tenho um sitio pequeno, açude e um quiosque onde minha família costuma vir de vez em quando cozinhar no fogão a lenha. Fico numa região muito frequentada por ciclo turistas e por quem faz trekking. Como poderia adaptar meu sitio para ser um ponto de parada interessante para essas pessoas?
Se identificou com alguma das situações?
São muitos pontos a considerar quando se fala em gestão de negócios turísticos. Acredito que as orientações abaixo servirão para responder as questões. A base, a meu ver, está em 4 pontos determinantes:
1. Investimentos: essa é pergunta que sempre vai acompanhar quem pensa em empreender e nem sempre significa altos valores $$$. Investimento de tempo, dedicação, esforço, planejamento. Muitas vezes, circulando pelas propriedades rurais, observo muita coisa boa indo para o lixo. Você economizaria muito se investisse algum tempo estudando como reciclar o que tem na sua propriedade ou arredores e que pudesse servir ao seu negócio. Claro, dependendo da situação da propriedade, precisará de algumas latas de tinta, limpeza de terreno, retirar entulhos sem finalidade, alguma reforma nos currais ou baias. Mas, dá para começar economizando bastante se você tiver em mente a questão da reciclagem e reaproveitamento. E, isso serve para quase tudo, da decoração de interiores a grandes reformas.
2. Pessoas: para lidar com certas atividades em um ambiente rural é preciso contar com quem sabe fazer. Se você tem um fogão a lenha e não sabe preparar nada típico da sua região, comece a procurar quem saiba, faça um curso de gastronomia ou procure parceria com alguém na sua região. A gastronomia sempre é um aliado muito bom do turismo rural. Se você oferecer cavalgada tem alguém que sabe lidar com os cavalos? Conduzir com segurança os turistas? Sabe o que é doma natural ou racional de um animal? Nem sempre o cavalo que serve para lidar com o gado vai servir também para atividades com os turistas. Para as caminhadas, trekkings e ciclo turismo existem normas de segurança. Você já conhece? Prevenção para quem está nesse ramo é palavra de ordem. A responsabilidade é sua quando o turista atravessa a porteira. Geralmente as propriedades rurais estão em lugares afastados dos grandes centros, longe de bom atendimento médico hospitalar. Então não confie na sorte. As pessoas são cruciais no acompanhamento das atividades que você vai oferecer, na alimentação que vai servir, na organização e recepção.
3. Criatividade: o que você precisa ter para abrir um negócio? Produtos ou serviços, não é? E para criar bons produtos em propriedades rurais, considerando a concorrência dos outros destinos turísticos, vai precisar de muita criatividade. Primeiro, para estabelecer que serviços e atividades vão compor o produto que vai ofertar para os turistas. Segundo, para fazer com que esse produto gere experiências significativas para quem visita a região.
4. Por ultimo, para atrair o turista certo, é muito importante definir o modelo de negócio turístico e estabelecer estratégias de marketing, hoje principalmente, marketing digital.
Se quiser saber mais, clique aqui.
Tem outras dúvidas? Envie para nossos consultores.
Esperamos que esse conteúdo te inspire e ajude a tocar o seu negócio.
Muito legal. Como vocês trabalham?
Paulo por favor, veja mais detalhes nesse link
https://www.quadroconsultoria.com.br/consultoria/
Assiste a aula e fiquei empolgado. Solicitamos o diagnóstico e foi muito válido para saber que passos teríamos que dar para empreender. Agora, com um plano de ações na mão, sabemos o que fazer e quando. Aprendendo muito sobre gestão de um atrativo turistico. Muito obrigado por toda atenção até o momento.
Valeu pelas dicas muito boas, penso muito em trazer pessoas pra conhecer minha criação de ovelhas, meus netos adoram. Você acha que seria um bom investimento?
Muito bom investimento. Temos poucos atrativos com as ovelhinhas fofas ????
O artigo me abriu os olhos pras possibilidades aqui na chácara. Muito bom, obrigado.
Ficamos felizes em saber disso ????
Adorei a dica
Se você tem uma propriedade rural vai gostar desse artigo: https://www.cassel.com.br/post/como-cuidar-do-seu-jardim/55
Tenho varios animais na chacara e fico bem no caminho das praias do litoral norte de São Paulo. Será que seria uma boa investir?
Olá Patricia, sem um diagnostico fica um pouco difícil afirmar qualquer coisa. Tenho um diagnostico presencial e o auto diagnostico com consultoria online. Posso enviar mais informações se quiser, ok?
Adorei o video. Como faço pra ver o restante?
Oi Gil, em breve lançarei o curso completo, fique de olho nos meus emails 🙂
Da pra começar com pouco investimento? Aqui na região tem os canions de Fortalezinha, já tem bastante turista, mas não tenho muita grana.
Oi Pedro, o primeiro passo seria fazer o diagnostico, onde checo mais de 50 pontos e te apresento um plano de trabalho com sugestões. Vemos o que prioridade de investimento para você seguir em frente ok?
As vezes é possível aproveitar muitas coisas que tem na propria propriedade. Meu lema é reaproveite, recicle, dá pra ficar muito bonito também.