O turismo rural pode ser uma das mais bem sucedidas empreitadas quando se trata de turismo no Brasil hoje
Muitos locais são procurados para turismo rural, ainda mais em época de pandemia e do chamado “turismo de isolamento”. Entre tantos cantos, percebe-se mais fortemente: interior de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraíba, Minas Gerais, Santa Catarina.
Porém, o que buscam hoje os que estão conseguindo viajar?
Encontrar algo além do esperado? Adoção de protocolos sanitários rigorosos? Isolamento e tranquilidade? Bom sinal de Internet?
Muitos locais que trabalham com turismo rural, como fazendas, chácaras, hotéis fazenda e similares, apresentam e fornecem ao consumidor, mais do mesmo e não estão se preocupando em conhecer o novo consumidor.
Percebemos uma saturação no quesito originalidade. É ótimo trabalhar com o clássico, mas em um mundo onde tudo se transforma minuto a minuto, uma boa atualização sempre cai bem.
É com isso em mente que este artigo mostra algumas coisas que, você proprietário que fornece o serviço de turismo rural pode fazer para estar antenado aos novos tempos, conseguir alavancar seus ganhos e consequentemente atrair turistas.
Fuja do lugar comum
Os produtos e serviços oferecidos devem ser o mais atrativo possível. Sair do comum requer criatividade e, pesquisa, muita pesquisa. E elas começam na sua região, observando recursos naturais, culturais e históricos com outros olhos, extraindo ideias e utilizando suas próprias matérias primas.
Os alimentos são com certeza grandes fornecedores de ideias e geram excelentes experiências. Oferecer alimentos regionais é uma grande diferença quando se trata de turismo rural.
Por fornecerem uma experiência única e relacionada ao local que está sendo visitado, os alimentos quando preparados e servidos de acordo com costumes regionais, seguindo a cultura e a tradição daquele povo, não trará apenas o grande sabor que eles possuem, mas também passará todo o costume da região. Pois vários pratos podem ser preparados de diversas maneiras, quando estamos no seu local de origem, provar a culinária regional é um plus.
Alimentos frescos, hortaliças, verduras e frutas da estação, peixes e frutos do mar frescos são apenas algumas das possibilidades.
Resgate tradições e ofereça no seu atrativo turistico rural
Quando pensamos na alimentação e a ligamos a cultura daquele local, também pensamos em suas tradições e sua história, pois isso sim faz a diferença quando visitamos um novo local onde se realiza turismo rural. Queremos aprender e absorver tudo (ou a maior parte) de todo o costume do local. Então, uma boa ideia para aumentar a atração pelo seu negócio é aumentar as festividades relacionadas com a cultura.
Imagina o turismo rural realizado em uma cidade do interior da Paraíba. O estado da Paraíba é conhecido por suas festas e pela alimentação rica em variedades, mas também por sua cultura que oferece muito conteúdo para aqueles que se dispõe a entrar em contato com ela.
Então suponha que turistas se desloquem para uma pousada na Paraíba, em pleno junho. Junho e Paraíba = festa junina. Os preparativos, decoração e alimentação podem todos ser baseados no tema festa junina.
Por mais que você possa achar que isso oferece pouca diferenciação, acredite, o atrativo fica marcado na cabeça das pessoas, elas passarão as sensações vividas para outras pessoas, e nisso, temos o melhor tipo de marketing existente: aquele que é recomendado de boa a boca, mas não se engane mais, hoje o boca a boca é muito mais virtual. E, é o mais valioso feedback para qualquer tipo de ramo que dependa de clientes.
O mesmo pode ser aplicado em outro exemplo: turismo rural em Minas Gerais. Minas Gerais é um estado altamente rico em história e cultura brasileira. O simples fato de colocar à disposição de seus clientes um tour por alguns locais famosos, com grande aprendizado e contato com a história que antes só víamos nos livros escolares, fará toda a diferença. E queijo, muito queijo, quando em Minas… queijo e um pouco de doce de leite também 🙂
Sabemos que Minas Gerais tem muitos outros pratos, mas o queijo e o doce de leite é feito de uma maneira única e deliciosa lá. É algo que já está no imaginário das pessoas quando pensam em viajar pra lá. Mas como você poderia servir de forma diferente? que elementos existem na região que poderiam agregar valor à forma de servir um simples queijo?
Novos atrativos turísticos para um novo turismo rural
Novos tempos, novas atitudes. Felizmente, mesmo em meio a confusão do mundo atual, muitas pessoas tomaram consciência sobre a importância do meio ambiente, da conservação, da diversidade, da colaboração. Entenderam que a sustentabilidade do planeta só é possível com a sustentabilidade desses e outros valores.
Como o seu negócio de turismo pensa e adota ações em prol desses valores?
Vimos surgir várias iniciativas no turismo. Redes se formaram e estão fortalecendo o setor turistico com boas práticas. É o caso da Rede Turismo Rural Consciente.
A Rede já conta com mais de 110 negócios e lançou o site recentemente. Dá uma olhada e veja se não é uma boa você fazer adesão também.
Um tapa no visual dos atrativos turisticos rurais
Se as tradições são algo já recorrente, isso é um ótimo sinal indicador de que seu turismo rural está alocado e manejado corretamente. Mas o que será de tudo isso, se o local estiver largado, quase em ruinas? Chegou a hora de dar um up no local e trabalhar com a decoração e reforma.
Não é necessário que seja algo caro ou fora da caixa, estamos falando de turismo rural, ou seja, o design do seu serviço tem que ser o melhor, mas nada como encontrar um local charmoso não é?
Sua propriedade não precisa ser rica ou chique, mas precisa sim ser agradável aos olhos (tal como comida, propriedades se vendem a partir do olhar) e fazer com que o cliente tenha vontade de ali estar.
O que você pode fazer?
Os ambientes devem ser sempre limpos, estar com a pintura em dia. Os dormitórios também nunca passam despercebidos (basta ver as avaliações de hotéis pela internet), sendo assim, camas confortáveis e lençóis sempre limpos e de boa qualidade são uma necessidade e não uma opção.
A decoração externa deve ser inspirada na cultura local e regional. Lembre-se de que você está vendendo a experiência de estar ali, portanto um bom paisagismo é a cereja do bolo. Gazebos são sempre uma boa alternativa, eu chamo de “cantinhos das fotos”. E, é um marketing poderoso ao qual você deve investir.
Não menospreze a sugestão de ninguém. Muitas vezes uma ideia pode parecer boba, mas já vi muitas se tornarem o carro chefe do local. Portanto fique de ouvidos atentos ao que falam, pedem e sugerem. Adote um meio para registrar tudo e analise com sua equipe depois o que é possível realizar. Ouvir e levar para uma discussão saudável, é a chave do sucesso.
Ciente – Pousada Fazenda Campinho Café com vista da pousada
Mas se você pensar que tudo isso é demais e vai ficar caro, sugiro que coloque na ponta do lápis tudo o que ganha, quanto gasta mensalmente e quanto pretende lucrar. Mantenha em mente: você não está gastando dinheiro, você está investindo dinheiro. E nunca, nunca mesmo, ninguém pecou por investir. Outra coisa, tem cliente para todos os tipos e preços de produto e serviços.
Como está sua presença digital?
Após todo o plano interno ter sido realizado, é a hora de colocar seu negócio na boca do povo, no século XXI conhecida como: internet.
Hoje em dia, graças ao estouro das redes sociais, a internet não é apenas um local onde você pesquisa por algo quando necessário, não mesmo. Hoje em dia a internet é um instrumento democrático, e mais do que isso, é o ganha pão de muitas pessoas que se dedicam em tempo integral para dali ganhar seu dinheiro.
Um bom plano é contratar um especialista em marketing digital. Em poucas reuniões com um expert você conseguirá tomar melhores decisões e até ir além, como fazer um planejamento da sua comunicação. Coloque na mesa tudo o que você pretende com a contratação dele: tornar o local mais conhecido, mais badalado ou simplesmente tornar o local em algo mais reservado e para pessoas de uma certa classe social.
Com o marketing digital você pode escolher o publico que deseja receber
São infinitas as possibilidades que você poderá ter com um especialista em marketing digital. Ele poderá passar orientações de que fotografias e videos fazer, ensinar estratégicas de captação e retenção de clientes, montar um portfólio que possa ficar disponível em seu site, ajudar na criação de “iscas digitais” fazendo assim com que aumente seu poder de ser encontrado e receber mais visitas.
Mas, o pulo do gato para esses novos tempos está em adotar um plano de marketing digital mais agressivo, para incrementar o seu poder de venda em tempos de crise.
Uma das ideias mais baratas e rentáveis, talvez a que dê mais resultado, é montar um Instagram matador para seu negócio de turismo. As estratégias são infinitas, mesmo que seu orçamento venha a ser um pouco mais modesto.
Fazer parcerias com influencers digitais da região e famosos em sua cidade não é algo impossível. Por hora, estamos em uma época onde essa ação vende.
Pode fazer isso como uma permuta, você contrata a pessoa mediante “alguns dias aqui, tudo por nossa conta, e posta em nossas redes sociais todos os dias” ou troca por produtos/serviços a divulgação do negócio.
Quando alguém influente faz a propaganda de algo, as milhares de pessoas que a seguem ficam curiosas por aquilo, e desejam também ter a oportunidade de fazer parte daquilo.
Se seu objetivo é lucrar muito, não poupe gastos com essa operação, e mantenha a mente aberta e atualizada para isso, pois hoje em dia, a indicação de um influencer digital de sua região, ou ainda mesmo em uma escala global, são os fatores propulsores para que as vendas aumentem e, para que seu local se torne mais atrativo.
E por quê não colher os louros disso? Você investiu.
É uma nova época, com novas tecnologias, mas que servem para ser aplicadas, mesmo em seu turismo rural. E acredite: ver no feed do Instagram um local rural maravilhoso em plena tarde de quarta-feira quando se está na pausa de 5 minutos do café… é o suficiente para que seu local se venda sozinho.
Executando pelo menos um pouco disso tudo que sugerimos acima, acompanhando as métricas de seu alcance no mundo digital e fazendo os ajustes necessários, tenho certeza que vai colher bons frutos.
E agora, você já tem um novo atrativo para um novo turismo rural? o que você tem para vender online?
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Sou Luciane Quadro, Mestre em Turismo, especialista em Marketing turístico, consultora de negócios turísticos e sei como te ajudar a crescer.