Se você tem uma pousada e está com dificuldade em manter a ruralidade nela, este artigo foi feito para você!
Veja essas 8 dicas incríveis!
Um grande erro que costumamos ver em pousadas rurais é a perda da essência rural conforme o negócio vai crescendo.
Com o crescimento da sua pousada, é bem provável que algumas características rurais se percam – e é aí que você deve estar muito atento.
Quando um hóspede busca por uma pousada com a temática rural, ele quer vivenciar uma experiência realmente rural – por isso, se a sua pousada não estiver adequada, você poderá perder muitos hóspedes.
Mas calma!
Hoje, você conhecerá oito dicas incríveis que o ajudarão a manter a ruralidade da sua pousada – com certeza essas dicas o ajudarão muito no crescimento do seu negócio, portanto, leia atentamente até o final.
Mas antes de iniciarmos, não se esqueça de enviar este artigo para aquele seu amigo (a) que tem uma pousada, mas também possui essa dificuldade. Com certeza este conteúdo o ajudará!
Agora, vamos lá!
Oito Dicas Incríveis para Manter a Característica Rural em sua Pousada:
Recepção
Uma das primeiras coisas que o hóspede irá reparar em sua pousada é a recepção. Pode parecer uma bobagem, mas é na recepção que você ditará o clima do lugar.
Se a sua recepção parece um lobby de hotel, saiba que você estará acabando com o clima de ruralidade que a sua pousada poderia passar.
Você já ouviu a frase: “a primeira impressão é a que fica”?
É bem provável que sim, não é mesmo?!
Pois bem, essa é uma grande verdade e se você desprezar essa primeira dica, saiba que não adiantará seguir nenhuma das próximas sete sugestões.
Com isso, como uma sugestão nossa, recomendamos que você organize a recepção de modo que o seu hóspede se sinta em um ambiente rural, com aquele acolhimento que só quem é do campo sabe dar – para isso, você pode decorar o espaço com adereços da região, bandeja de frutas típicas, quadros que retratam o ambiente rural, etc…
Seja criativo e faça de tudo para que ele sinta o clima do lugar – isso é muito importante!
Hall de Entrada
De uma forma até muito conectada com a recepção, o hall de entrada da sua pousada também tem que estar com a decoração coerente com o ambiente rural.
Uma dica super valiosa que podemos dar é que você decore o hall de entrada de uma forma muito semelhante a decoração que foi feita na recepção. Isso faz com que crie uma visão que todos os ambientes da pousada são conectados.
Essa conexão na decoração faz com que pareça tudo uma coisa só – criando uma sensação de harmonia – isso é ótimo!
Entretanto, assim como falamos na recepção, decore o Hall de Entrada com artigos decorativos da sua região – tudo muito bem pensado e ligado ao clima rural. Não esqueça dessa ideia central!
Restaurante
Agora, preste muita, muita atenção – é nessa parte que várias pousadas se perdem e acabam decepcionando os seus hóspedes.
Se o hóspede vai para uma pousada sabendo que o ambiente é rural, é imprescindível que a sua pousada tenha comidas típicas da região em seu restaurante.
Não há nenhum problema em você colocar pizza, massas ou outros pratos tradicionais no cardápio da sua pousada – agora, o que não dá é só ter esse tipo de comida.
A pior coisa do mundo é entrar em uma pousada que se diz ‘rural’ e só encontrar pratos padrões.
Como empreendedor, a principal coisa que você tem que ter em mente é que a sua pousada é um ecossistema completo. Como ecossistema, ela não pode ter uma recepção e um hall de entrada de uma pousada rural e um restaurante convencional.
O seu foco tem que ser passar a experiência completa para o hóspede – desde a entrada até o restaurante, os quartos, etc…
Como recomendação, tente ao máximo colocar pratos locais no cardápio da sua pousada. Mesmo que tenham pratos desconhecidos, coloque mesmo assim – essa pode ser uma ótima estratégia para motivar os seus clientes a provarem e assim consumirem mais em seu restaurante.
Quartos
Sendo a parte mais importante da sua pousada, o quarto em que o seu hóspede ficará deverá estar impecável – em todos os sentidos.
Mesmo que a sua pousada esteja começando, sem muitos recursos, a limpeza é o primeiro e mais primordial ponto em que você deverá focar. Sempre mantenha os quartos limpos – essa é a base.
Depois disso, a decoração deverá estar incrível. Hoje em dia, com o crescimento das redes sociais, muitos hóspedes acabam se encantando com a decoração de uma pousada e postando nas suas redes sociais – essa tem que ser a sua intenção.
Você tem que montar uma decoração tão incrível no quarto do seu hóspede que fará com que ele queira mostrar para todo mundo.
O bom empreendedor no ramo de pousadas é aquele que consegue unir a experiência do hóspede com as estratégias de marketing.
Por isso, na hora de planejar a decoração dos quartos, foque sempre em manter uma decoração muito ligada ao ambiente rural, assim como já destacamos antes, e que ao mesmo tempo seja confortável para o visitante.
Busque encontrar o meio termo entre decoração e conforto – não encha demais de artigos decorativos, mas também não deixe uma decoração simples demais.
Como sugestão, veja algumas partes do quarto na qual você deve intensificar a decoração:
- Luminárias
- Tapetes
- Quadros
- Mesas
- Piso
Entre outras…
Lembrando: cada detalhe da decoração deve ter uma conexão com a decoração geral da pousada – sempre visando aquilo que falamos na dica número 2, “crie uma conexão na decoração para que tenha uma identidade do seu negócio turístico”
Decoração da Área Externa
Agora, saindo da parte interna da sua pousada e indo para os ambientes externos, falaremos um pouco sobre como você pode manter o clima rural na sua pousada por meio da decoração da área externa.
Não adianta nada a sua pousada ter uma decoração externa incrível e quartos mal decorados – e vice versa. Todos os ambientes são importantes. Portanto, foco em pequenas áreas e depois, quando começar a faturar, faça o restante.
Sobre a parte externa, a decoração dela dependerá muito do estilo da sua pousada e da área que está ao redor dela.
Se a sua pousada fica perto de um campo mais aberto, pode ser bacana decorar a área externa com bancos ou pequenas áreas para convívio entre os hóspedes. Eu chamo de “cantinho das fotos”.
Dependendo do espaço da sua pousada, pode ser bacana integrar a decoração da área externa com o restaurante.
Mas caso a sua pousada ainda esteja no começo, que não há nenhum problema, tente criar uma decoração simples, mas harmoniosa, com bancos de madeiras, mesas de madeira, pergolados ou qualquer outro material que remeta ao ambiente rural.
Incorporar alguns elementos típicos da sua região tambem vai valorizar ainda mais o seu espaço.
Área Kids
Agora, para aquelas pousadas que possuem espaço, uma coisa bacana de se construir é uma área kids. Mas, não uma area kids qualquer, é uma que contempla aspectos da ruralidade.
Tenho uma consultoria exclusiva sobre area kids rurais. Fácil de fazer, de manter e muito mais segura para os pequenos.
Quando um de seus hóspedes for com um filho (a), uma das melhores coisas que você poderá fazer para recepcioná-lo bem é ter uma área kids criativa, que estimule a consciência para a sustentabilidade e preservação. Com certeza agregará muito para a estadia dos hóspedes que estão em família.
Uma coisa bacana que você pode fazer é implementar brinquedos típicos da região – caso existam.
Isso fará com que você siga ainda mais uma linha de pousada regionalista e diferenciada das demais.
Não há nada que encante mais os clientes do que uma pousada com personalidade e uma decoração criativa – seja ousado!
Vestimenta dos Colaboradores
Escolher a vestimenta dos seus colaboradores também faz parte da identidade do seu negócio turistico. Se estiver de acordo com o clima da sua pousada é uma forma super bacana de impressionar os hóspedes e elevar a decoração para além dos cômodos. Ela tambem pode ser temática.
Se a sua pousada tem uma ‘pegada’ mais de campo, ligada a agricultura, por exemplo, pode ser super bacana que os seus colaboradores se vistam com elementos típicos dessa lida.
Paisagismo e Decoração Geral
Como último ponto importante para você manter a ruralidade em sua pousada, se atente ao paisagismo e a decoração geral.
Para deixar mais claro, quando falamos em decoração geral estamos nos referindo a harmonia e a conexão entre os ambientes.
Assim como já destacamos diversas outras vezes, quanto maior a conexão decorativa entre os ambientes, melhor.
Por isso, cada ambiente deve ser muito bem pensado. Parece algo difícil? Se sim, calma. Até o final deste artigo lhe falaremos a melhor forma de implementar essas dicas em seu negócio.
Com isso, toda a parte de paisagismo e da decoração geral da sua pousada deve ser algo estrategicamente planejado – visando tornar os espaços mais aconchegantes para os hóspedes.
Como Implementar essas Dicas e Aumentar a Receita da sua Pousada
Ao longo deste conteúdo, demos várias dicas para você conseguir manter a ruralidade em sua pousada e melhorá-la.
Contudo, se você não implementar essas dicas da maneira correta, você poderá acabar não tendo resultados, e o pior, até mesmo perdendo hóspedes.
Portanto, ter a ajuda de uma equipe especializada é algo essencial para que você consiga montar a decoração da sua pousada visando criar ambientes agradáveis para os hóspedes.
Para isso você pode contar com a Quadro Consultoria, você terá o acompanhamento completo para que a sua pousada acabe com a ociosidade, aproveite melhor os espaços para os hóspedes, capte mais clientes e consequentemente aumente a receita.
A consultoria lhe trará tudo que você precisa para alavancar a sua pousada. Essa é uma oportunidade imperdível e que poderá mudar completamente o seu negócio. Clique no botão do whatsapp turismo e vamos bater um papo.
(Para saber mais sobre a Consultoria – Clique Aqui)
Esperamos que este conteúdo tenha lhe ajudado e não se esqueça de compartilhar com os seus amigos(as).
*Sou Luciane Quadro, turismóloga, consultora de negócios turisticos e especialista em marketing.
Artigo muito bem escrito, com dicas que fazem todo sentido e que provavelmente um iniciante não pensaria em tudo isso. A informação genuína e confiável será indispensável como diretiva em um empreendimento bem sucedido seja qual for o modelo de negócio.
Derli, ficamos felizes que o artigo te levou a perceber outros aspectos da gestão do negócio. Obrigada por nos acompanhar e cobre conosco.
Agradrço pela matéria tão pertinente e importante para o meio rural.
Sou Gestor de uma pousada no qual vamos transformar em um Eco Resort.
Não podemos perder a essência rural e nem deixar de manter as áreas de matas preservadas, os pomares e de ter animais que condizem com o meio rural.
Essa experiência é fundamental.
Parabéns.
Obrigada Cicero, bom que gostou da matéria 🙂