Coronavírus e turismo: O que você pode fazer pelo seu negócio em época de coronavírus e isolamento social
Existem muitas estratégias, e você tem que descobrir a melhor para o seu negócio. Sei o quanto esse momento é difícil para tantos negócios de turismo do mundo todo, que tanto lutaram para se posicionar no mercado. Já passei por várias crises em que o turismo foi fortemente afetado, mas como essa, nunca.
O que vai acontecer no setor turístico?
Ninguém sabe exatamente. Somente uma certeza, as pessoas não vão deixar de viajar. Elas viajarão para locais onde se sentirem seguras. Vão levar suas famílias em empreendimentos que adotarem boas práticas.
Atrativos turísticos, pousadas, restaurantes, terão clientes sim, mas devem elaborar já seus manuais ou cartilhas com procedimentos que irão adotar, divulgar amplamente nos meios de comunicação que possuem, nas redes sociais, em seus sites e enviar quando alguém pedir informações no whatsapp, por email, etc…
Coronavírus e turismo: Como serão as relações de mercado daqui pra frente?
- Teremos enormes mudanças, principalmente sanitárias. Muitos negócios já começaram a adotar procedimentos seguindo orientações da OMS.
- Será preciso vencer uma limitação que atravanca ainda muitos negócios turísticos, o da resistência em investir em sistemas automatizados de reservas e compras online. Com o mundo todo em quarentena, as pessoas aprenderam rapidamente a lidar com o mundo online, a fazer buscas e comprar por meio da internet
- O trabalho remoto e o home office ganharam espaço e os negócios que conseguem funcionar nesse formato até se fortaleceram nessa época. Negócios turísticos que já estavam adaptados tecnologicamente, conseguiram manter equipes ativas a distância.
- O que antes era um grande problema para o turismo rural, hoje já não é tanto, o acesso à internet. Quem ainda não tem vai ter que correr atrás.
- As pessoas estão em casa, pesquisando e comprando mais online, sem receios, com menos medo e viram que é um mundo totalmente possível e cheio de oportunidades.
- As novas gerações, muito mais antenadas e conectadas, estão criando negócios online no turismo, percebendo oportunidades na crise.
Nestas últimas semanas tivemos vários pedidos para adaptação de sites meramente institucionais em sites para venda online. Empreendedores agora com um pouco de tempo para aprender a lidar com marketing de conteúdo e estratégias para redes sociais.
Cada vez mais empresários tomam consciência de como funciona o mundo por trás das buscas Google. Entendendo como é importantíssimo a geração de bons conteúdos para ranquear nas primeiras páginas das buscas.
Nessa crise fique de olho nas tendências
Rohit Bhargava é um especialista da inovação e apontou essas 5 tendências “não óbvias”. Segundo Bhargava elas já estavam em curso e o isolamento social as potencializaram. São elas:
- Feito com empatia – pensar em como podemos criar uma interação humana genuína, mesmo com uso da tecnologia
- Conhecimento instantâneo – o aprendizado tem sido mais veloz com a internet e a grande oferta de cursos online faz com que as pessoas fiquem espertas mais rapidamente
- Reviver o passado – mais valor ao mais simples, descoberta de bons momentos do passado
- Lucro com propósito – adoção de práticas éticas e sustentáveis influenciam na captação de novos consumidores mais preocupados com o coletivo
- Comercio em fluxo – agora é a hora de mudar sua forma de trabalhar e a maneira como seu negócio funciona
Negócios turísticos antenados nas tendências
Veja esses modelos que garimpei nas redes sociais. Mesmo que o momento não seja propício para começar a viajar, os negócios que estão adaptados viram que muita coisa pode ser feita online, para estimular as pessoas a viajarem depois que isso tudo passar. Inclusive vendendo online agora para usufruir depois.
São negócios turísticos que não pararam de se posicionar no mercado online, que geram empatia, que valorizam o simples e resgatam os bons momentos passados.
Coronavírus e turismo: o futuro
Enquanto muitos se perguntam para onde vamos pós coronavírus, tem gente que já está lá na frente, trabalhando para alcançar um novo futuro pros seus negócios turísticos.
Exemplos de boa prática você viu nos posts acima e pode conferir mais nas redes sociais. Muitos negócios de turismo estão se adaptando rapidamente a esse novo momento, inclusive realizando muitas lives, mostrando como estão deixando atrativos mais aconchegantes, mais bonitos, pousadas mostrando como será a desinfecção, restaurantes turísticos com menus de segurança…
Quando não temos as respostas para lidar com a crise, só nos resta pensar juntos para achar soluções
Sim pensar é o que fez muitos saírem de crises anteriores. Se estudar a trajetória de alguns empreendedores vai ver que, os que tiveram melhores resultados foram os que pararam pra pensar.
Foi assim que surgiram no mercado negócios, alguns online, como: a Localiza, Airbnb, Nescafé, Uber, Nutella, entre outras.
Acredito que com o coronavírus o turismo interno pode ter até um fortalecimento nos próximos anos. O dólar está nas alturas, as fronteiras sanitárias internacionais serão mais rígidas e até que os novos procedimentos aconteçam, se você tem ou trabalha em um negócio de turismo no Brasil, mexa-se.
Procure se adaptar o quanto antes, pare de brigar com coisas que não dependem de você para mudar ou que não tem relevância para o futuro do seu negócio.
Foco no que consegue fazer, o que está nas suas mãos, foque em ser melhor.
Tenho certeza que os negócios de turismo com propósito, preocupados com impactos sociais e ambientais, terão mais chances pós coronavírus.
Como ter um negócio turístico com propósito e online?
Vamos juntos encontrar soluções mais sustentáveis para lidar com dilemas do mundo globalizado.
Vamos ver como podemos fazer um turismo melhor. Como reconstruí-lo de forma a alcançarmos uma sociedade mais humana, ética e sustentável.
Conte comigo, sou Luciane Quadro, turismóloga, especialista em marketing turístico, idealizadora do programa @dapte-se aos negócios online e ajudo pessoas e seus negócios de turismo a se conectarem.
Eu sou guia de Turismo no Rio de Janeiro
Maravilha o seu conteúdo Luciane,
Nos impulsiona a acreditar que estamos no caminho certo. E que o Turismo vai volta, mais voltar de um jeito diferente.
Obrigada Maria, logo tupo passa, conte comigo