Se você tem dúvida sobre o que é turismo rural e como ele será a bola da vez pós-pandemia, veja só alguns motivos para você investir
O turismo rural é um mercado que vem despertando, a cada dia mais, o interesse das pessoas da cidade. E, por isso, se tornou uma excelente oportunidade de negócio para o produtor rural.
Se você é produtor rural, agricultor familiar ou tem uma propriedade estagnada em meio rural, precisa enxergar essa oportunidade. Principalmente se você é produtor orgânico, criador de animais, e gera receita com o comércio de mercadorias.
Enfim, se você ainda não olhou para o turismo como oportunidade para o seu negócio rural, é hora de começar.
Para te ajudar a tomar as melhores decisões, listamos neste artigo alguns motivos para você investir no turismo rural. Você vai entender a importância desta atividade e como ela pode impactar, não só a sua propriedade, mas toda a comunidade rural.
Uma nova fonte de receita para o seu negócio rural
O turismo rural é a chance que você tem de gerar uma nova receita na sua propriedade. Além disso, você não precisa substituir pelas atividades que já realiza, pois o agroturismo vai agregar valor na sua rotina.
Por isso é muito importante que você busque informação, orientação profissional na área de turismo. Consultores especializados em turismo rural te ajudarão a entender como ingressar neste novo mercado sem atrapalhar suas atividades atuais.
Afinal, o seu dia a dia no campo é que deve ser usado como atrativo para as pessoas da cidade. Um consultor vai te guiar pelo processo de adequação, gerando valor à sua cultura e agregando novas fontes de receita.
Observe ao redor, perceba o quanto você pode diversificar e criar novas formas de gerar receita no seu negócio rural. Você precisa ficar atento a esta necessidade das famílias das cidades, e sair na frente da concorrência com bons serviços.
Você vai ficar mais próximo de quem consome seus produtos
O turismo rural é uma forma de gerar relacionamento com quem consome os seus produtos. Quando você recebe as famílias da cidade na sua propriedade rural, na verdade você está se aproximando do consumidor final.
Se você é um agricultor, produtor orgânico ou criador de algum tipo de animal, como pode ignorar essa possibilidade? Imagina o quanto você poderá melhorar a qualidade dos seus produtos se conseguir trazer o consumidor para perto de você.
Pois ele terá a oportunidade de acompanhar todos os processos produtivos:
- Como é feito o preparo da terra para o plantio;
- Como é feita a colheita;
- Como o produto é preparado para o consumo;
- Como é embalado e entregue para distribuição;
- Como é feito os cuidados com os animais.
Quando o consumidor final tem a chance de ver como é feito o produto, ele tende a dar mais valor à sua mercadoria.
Por isso, aproximar-se do consumidor final é o desejo de qualquer produtor, não importa qual produto comercializa. E o meio mais apropriado para conseguir isso é através do turismo rural.
Feedbacks valiosos ao alcance dos ouvidos
Imagina quanto tempo você precisaria esperar para entender o que o consumidor pensa a respeito dos seus produtos? E o investimento que você precisaria fazer, contratando um instituto de pesquisa de mercado para avaliar a sua mercadoria?
Você terá ao seu lado as pessoas que podem te dizer, pessoalmente, o que melhorar e o que corrigir. Não é a opinião de qualquer um, é a opinião de quem compra a mercadoria, de quem consome o produto.
São pessoas conscientes cultural e ecologicamente, e que já valorizam de certa forma o seu produto, do contrário não estariam ali.
Ter o consumidor dentro da sua propriedade rural, compartilhando com você suas opiniões sobre o seu produto, realmente vale muito. Você terá acesso, de forma sutil, a informações valiosíssimas sobre o consumidor ao abrir as portas da propriedade para o turismo rural.
Criar novos postos de trabalho
Ao abrir as portas da sua propriedade para o turismo rural, você cria novos postos de trabalho. E os primeiros a se beneficiarem com isso são os jovens e as mulheres da sua família. Além de aumentar a renda, você dá sentido e valoriza o trabalho no campo, desestimulando a migração para as cidades.
Com a adequação da propriedade para o turismo rural, você vai precisar de ajuda com tarefas importantes:
- Recepção aos visitantes – fazer o primeiro atendimento aos turistas, acolhendo e instalando cada um deles na propriedade rural.
- Orientar os turistas sobre a região – dar dicas de passeios e atrativos para que os visitantes aproveitem ao máximo sua estadia.
- Preparo das refeições – a hospitalidade inclui a oferta de um bom café da manhã, almoço, entre outras refeições.
- Conservação das acomodações – manter os cômodos limpos e trocar as roupas de cama dos quartos são tarefas de muita importância.
Todas estas tarefas podem e devem ser realizadas pelos membros da família. Dessa forma eles se sentiriam úteis no processo e poderiam buscar especialização nas tarefas demandadas pelo turismo rural.
Geração de empregos no campo
Os familiares não serão os únicos beneficiados com a sua decisão de abrir as portas para o turismo rural. Pois a diversificação da oferta de serviços vai gerar outros postos de trabalho, e demandar a contratação de outros profissionais.
Quem melhor do que as pessoas do campo para receber, orientar e acolher os visitantes da cidade? Você vai gerar valor ao trabalho dos jovens e mulheres da região, dando sentido à sua permanência no campo.
O aumento do fluxo de turistas no local também vai aquecer outros negócios da região onde está instalada sua propriedade. Afinal, você vai precisar comprar mais insumos e os turistas criarão novas demandas de serviços no local.
Você quer mais informação sobre o turismo rural?
Se você precisa de mais informação sobre o assunto, fale com nossa consultora, ela vai te ajudar a adequar sua propriedade para o turismo rural e criar produtos atraentes.
Você vai aprender os passos essenciais para preparar a sua propriedade para receber turistas. Além de conhecer estratégias para criar atrativos turísticos para encantar seus visitantes.
Excelente artigo, Lu!
Parabéns!!
Fico feliz que gostou Si 🙂