Com dias atribulados e cheio de pressões, as pessoas buscam cada vez mais por “escapes” para se recuperar. O turismo de bem-estar surge como um oásis de paz e renovação. Mais do que apenas uma viagem, essa modalidade busca proporcionar momentos de paz, aconchego e experiências holísticas que promovam o equilíbrio físico, mental e emocional dos viajantes.
O que é o turismo de bem-estar?
O turismo de bem-estar se caracteriza por oferecer atividades e serviços que visam o bem-estar integral dos seus participantes. Isso inclui desde práticas relaxantes como yoga, meditação e massagens, até atividades físicas ao ar livre, alimentação saudável e contato com a natureza, ou até mesmo, o “não fazer nada”.
Características:
- Promoção do bem-estar físico, mental e emocional dos turistas;
- Atividades e serviços sob medida, ofertas atendem às necessidades individuais de cada pessoa;
- Ambientes tranquilos e relaxantes, cuidadosamente formatados para oferecer um ambiente tranquilo de paz e relaxamento;
- Conexão com a natureza para promover o relaxamento e a sensação de bem-estar;
- Alimentação saudável e com produtos que recuperem bem as energias.
Para quem é esse tipo de turismo?
O turismo de bem-estar é ideal para pessoas que buscam sossego da vida corrida, principalmente das grandes cidades. Que precisam desestressar e melhorar sua qualidade de vida ou da família. É uma ótima opção para “cuidadores”, principalmente para mulheres que cuidam dos filhos e idosos da família. Para quem está passando por um período turbulento, ansiedade ou burnout, ou para quem simplesmente deseja cuidar de si mesmo e ter um tempo para se reconectar.
Como negócios turísticos podem se adequar a esse tipo de turismo?
- Oferecendo atividades e serviços como: reiki, yoga, meditação, massagens, caminhadas na natureza, aulas de culinária saudável, oficinas de artesanato, etc.
- Criando ambientes tranquilos e relaxantes, que propicie um sono restaurador, com decoração aconchegante, música ambiente suave e iluminação adequada.
- Oferecendo opções de alimentação saudável, com pratos feitos com ingredientes frescos e locais.
- Promovendo o contato com a natureza, oferecendo atividades ao ar livre, como caminhadas, oficinas com plantas, trilhas, avistamento de pássaros e piqueniques.
- Capacitando colaboradores para atender às necessidades dos hóspedes que buscam bem-estar.
Como meios de hospedagem podem se adaptar ao turismo de bem-estar:
- Melhorando as experiências nos quartos;
- Escolhendo roupas de cama e banho confortáveis;
- Tendo um bom projeto de iluminação interna;
- Caprichando no paisagismo e nos cantinhos de relaxamento;
Vejas essas outras dicas da arquiteta Adriana Lima:
Aconchegante e confortável, o quarto deve ser o centro das atenções, a experiência do hóspede deve ser prioridade e o ponto focal fica para a decoração, para proporcionar uma estadia inesquecível. A cama e a cabeceira devem ter destaque, para a roupa de cama é fundamental a escolha cuidadosa dos tecidos macios e de boa qualidade, com travesseiros e mantas para ajudar na composição da decoração e trazer praticidade. Na decoração focada na experiência, atém mesmo os pequenos objetos que contam histórias, tudo deve contribuir para criar uma atmosfera de bem-estar.
A roupa de cama pode compor com a mesma paleta de cores da cabeceira, como nas almofadas e a textura de cimento da madeira, o quarto fica com uma decoração mais rústica com o uso da pedra. Outra proposta pode ser um quarto mais romântico de fazenda, com uma cama com dossel e espaço generoso para uma poltrona ou cômoda de apoio.
A experiência do hóspede pode ser ampliada adotando-se a forte tendência hoje dos quartos temáticos. Essa abordagem permite que cada quarto conte uma história diferente, além disso, as decorações temáticas podem aumentar a visibilidade do negócio nas redes sociais, incentivando os hóspedes a compartilharem suas impressões.
A decoração temática muitas vezes não significa gastar mais, usar materiais da região como a madeira e a pedra ajudam a economizar. Aqui dois quartos com estilo rústico e aconchegante, o primeiro pode oferecer às crianças um ambiente lúdico com beliches que otimizam espaço. Já no segundo quarto, paredes inacabadas contrastam com a cama e móveis impecáveis em design.
Outro fator importante na arquitetura e decoração do quarto nos meios de hospedagem é a utilização de um banheiro spa que com vistas para áreas verdes. Este espaço proporciona um refúgio privativo onde podem desfrutar de momentos de tranquilidade, seja em uma banheira de hidromassagem, uma ducha de chuva ou com produtos de cuidados com a pele de alta qualidade. Esses recursos contribuem para uma estadia intimista e relaxante, permitindo que os hóspedes se desconectem do estresse do dia a dia e se concentrem em seu bem-estar.
Assim como as casas são mais valorizadas com banheiros novos e de boa qualidade, oferecer em um banheiro spa em uma pousada, limpo e com área verde, agrega muito valor ao quarto de uma pousada. Aqui temos dois exemplo: a primeira e mais luxuosa, com uma banheira de imersão em um ambiente mais iluminado. Já na segunda, o banheiro mais aconchegante com um jardim externo para o chuveiro.
Como a consultoria em turismo pode acelerar a implementação desse tipo de turismo?
Veja como nossa consultora em turismo Luciane Quadro pode te conduzir na implantação de turismo do bem-estar em seu negócio turistico:
- Fazendo um diagnóstico das necessidades e do potencial do negócio para o turismo de bem-estar;
- Desenvolvendo um plano de ações personalizado para cada tipo de negócio;
- Auxiliando na implementação do plano, incluindo a criação e precificação de experiências, na adequação da propriedade e espaços, na capacitação do empreendedor e na promoção do negócio e das experiências.
Investindo no turismo de bem-estar, os meios de hospedagem e outros negócios turísticos podem se diferenciar no mercado, atrair novos clientes e aumentar seus lucros. Além disso, o turismo de bem-estar pode contribuir para o desenvolvimento sustentável dos destinos turísticos, pois promove a preservação do meio ambiente e a valorização da cultura local.
Se você está pensando em investir no turismo de bem-estar, a consultoria em turismo pode ser um grande aliado para o seu sucesso.
Agende uma consultoria com Luciane Quadro: 48 98813 0594
Siga: