Que tal gerar novas receitas na sua propriedade rural recebendo visitantes no seu sítio ou fazenda?
Melhor ainda, sem ter que interromper ou substituir as atividades que você já desenvolve?
Se você está acompanhando as noticias do setor de turismo deve ter visto quantas experiências boas o setor está oferecendo.
O pessoal fez o dever de casa, captou as oportunidades e criou um novo turismo rural durante a quarentena.
Mas afinal, quais são os atributos obrigatórios que você precisa ter e quais adaptações precisará fazer nas suas instalações?
O que você precisa fazer para atrair visitantes para a sua propriedade rural e lucrar com esta atividade?
As respostas para todas estas perguntas e para tantas outras que certamente surgirão na sua cabeça é: depende.
Vários fatores precisam ser analisados para avaliar sua situação atual e encontrar as melhores estratégias para o seu caso específico. Por exemplo:
- Atividade turística na sua região – Sua propriedade está em algum destino ou rota turística? Já existe atividade de turismo rural na sua cidade? É possível firmar parcerias com o comércio local, com propriedades vizinhas e com órgãos governamentais
- Cultivos na propriedade rural – Que tipo de produtos você cultiva na sua propriedade? Você mantém instalações de agroindústria? O que o visitante vai encontrar no dia a dia da sua propriedade?
- Instalações e potencial de acolhimento – Você possui quartos suficientes na casa para acolher os visitantes? Em quais condições se encontram suas instalações?
- Potencial de expansão e adaptação para o turismo rural – Talvez você precise construir ou reformar, dentro e fora da sua casa. Pode ser necessário criar ambientes de convívio e construir novas áreas de recreação.
Centenas de produtores rurais já estão conseguindo aumentar o faturamento com o turismo rural. Você também pode, só precisa dar o primeiro passo no sentido de começar a sua adequação.
E o primeiro passo a ser dado precisa ser na direção do autoconhecimento, olhar para dentro, identificar suas potencialidades. Depois, entender as demandas das pessoas das grandes cidades, seus motivos e necessidades.
O que as pessoas buscam em uma propriedade rural?
As famílias das regiões metropolitanas estão, cada vez mais, buscando destinos rurais para o lazer e, também, para descansar. O contato direto com a natureza é uma forma de se renovar para mais um período na rotina estressante do dia a dia.
Respirar o ar puro do campo, caminhar por trilhas entre árvores, observar os animais no pasto, pescar com a família… são atividades capazes de tirar das nossas cabeças qualquer tipo de preocupação, de cunho profissional ou familiar.
Nos grandes centros urbanos quase não se pode mais observar elementos da natureza. O pouco de verde que resiste à atividade humana vem diminuindo mais a cada ano, sendo substituído por novas construções.
Este fenômeno determina as condições ambientais das cidades, interferindo na temperatura, na qualidade do ar e provocando mais estresse nos cidadãos. Por isso, passear com a família no campo está deixando de ser uma questão de preferência, está se tornando uma necessidade.
Sua propriedade rural tem vocação para o turismo?
Se você não sabe responder a esta pergunta, ainda não está preparado para lucrar com o turismo rural. Afinal, como proprietário das terras você precisa entender como oferecer ao visitante aquilo que ele está buscando no campo.
Identificar os contrastes pode ser uma boa saída. Conheça as características das cidades que geram no seu visitante a necessidade de estar no campo:
- Barulho em excesso
- Índices muito altos de poluição
- Alto custo de moradia e alimentação
- Falta de áreas verdes e de lazer
- Trânsito absurdo e intenso
- Nervosismo, irritação e estresse, animosidade, pânico
Você precisa observar se o visitante vai encontrar no seu sítio ou fazenda aquilo que ele precisa para garantir o descanso:
- Silêncio para conseguir relaxar
- Ar puro
- Preços acessíveis
- Áreas naturais para lazer
- Cavalos para montaria
- Lugares sossegados, tranquilidade e cantos harmoniosos
Descobrir se a sua propriedade tem vocação para o turismo rural é o primeiro passo para começar o processo de adequação. A partir daí, você já pode começar a adaptar os espaços para criar atrativos turísticos.
Investimento em marketing e parcerias na região
Todo o trabalho de investigação (para verificar a vocação da propriedade para o turismo rural) e de adequação para receber o visitante serão inúteis se ninguém souber que você existe. Uma boa divulgação é fundamental para garantir o sucesso do seu novo empreendimento.
Existem muitas estratégias de marketing que podem ser aplicadas para atrair visitantes para a sua propriedade rural. E você vai precisar usar mais de uma delas se desejar acelerar o retorno do investimento.
Entre todas as estratégias possíveis, as mais apropriadas para o turismo rural são: as que desenvolve parcerias na região; e, as estratégias de marketing digital. Pois hoje o primeiro contato é na internet.
Em parceria você pode oferecer ao hóspede do seu vizinho algo que ele não encontrará por lá, enquanto o seu visitante poderá desfrutar de algum atrativo que só o seu vizinho oferece em toda a região.
Vender online já é outro desafio. Precisa entender de estruturas digitais que facilitem a experiência virtual, lojas online bem montadas, pessoas que entendam de negócios online.
É uma verdadeira transformação digital que o negócio todo tem que encarar.
Nós, aqui na Quadro Consultoria em Turismo, passamos por isso há alguns anos e sabemos o quanto é preciso romper as barreiras. Aprendemos e hoje também orientamos.
Abrir as portas para o turismo rural não significa apenas receber visitantes, mas integrar-se à comunidade e trazer, também, a comunidade para o seu convívio.
Existem muitos canais onde você pode se engajar e aprender mais. A Rede de Turismo Rural Consciente, o grupo das Mulheres do Turismo Rural, as comunidades do Facebook, e muitos outros, fizeram com que, mesmo em quarentena e distantes, se fortalecessem.
Quer aprender mais sobre o turismo rural?
Você tem 2 opções:
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- Agende uma consultoria comigo e veja como Adequar sua propriedade rural para o turismo.
- Visite minha página Consultoria turistica e saiba como começar.
Quem sou eu? Luciane Quadro, turismóloga, especialista em marketing turístico e consultora de negócios.